Você deseja abrir uma empresa no segmento de representação comercial?
A grande verdade é que cada vez mais, os profissionais estão se formalizando e encontrando na pessoa jurídica uma forma de empreender e garantir uma boa remuneração!
Eis que surge a necessidade de formalização da representação comercial. Assim, é também preciso conversar com um contador especializado e estar a par das possibilidades de pagar menos tributos e menos taxas no segmento da representação comercial.
Você tem noção de qual é o melhor regime tributário para você?
Vamos esclarecer a princípio quantos regimes tributários existem, combinado?
- Simples Nacional.
- Lucro Real.
- Lucro Presumido.
Vamos ao primeiro da lista. O Simples Nacional é um sistema de tributação exercido para micros e pequenos empresários do ramo da representação comercial.
O valor da alíquota neste pode enquadrar de 16,93% até 22,45% sobre o faturamento total. Por um lado, o processo de apuração dos impostos com o Simples Nacional, acaba sendo mais fácil nesse sentido, só que por outro lado à medida que o faturamento aumenta, a alíquota também aumenta e dessa forma acaba não sendo tão interessante.
Lucro Real para representantes comerciais
O Lucro Real é outro que está disponível para os representantes comerciais. Só que este não é com toda certeza uma das melhores opções. Nesse caso, a base de cálculo é apurada de acordo com o lucro apurado pela contabilidade, podendo haver algumas exclusões ou adições.
A apurações seguem um padrão por meio dos seguintes impostos e taxas:
- PIS e COFINS com apuração sobre o lucro obtido pela organização. Um ponto a destacar aqui é que nessa tributação, a alíquota é maior.
- Contribuição Sindical e Imposto de Renda PJ sobre o lucro da empresa.
Com a tributação do Lucro Real, a empresa precisa estar com todos os registros atualizados e com riqueza de detalhes. E nesse caso há algumas restrições no que pode ser lançado como despesa.
O resultado perante a escolha desse tipo de tributação tem associação com mais impostos.
Lucro Presumido para representantes comerciais
O mais indicado regime de tributação para o segmento da representação comercial ainda hoje é o Lucro Presumido e logo explicamos o porquê!
Nesse sistema de tributação, o lucro segue por presunção. Isso quer dizer que o representante comercial tem condições de trabalhar de maneira formal e legalizada, com uma carga tributária mais coerente à sua realidade.
A importância de um contador especializado no segmento de representação comercial
Como bem se sabe, as taxas e leis mudam de forma veloz. Por isso estar com uma contabilidade especializada em seu ramo de atuação é muito importante.
Também é preciso destacar que cada região possui atuações diferentes perante a Lei, então mais uma vez é preciso destacar a real necessidade de ser acompanhado com uma gestão e assessoria contábil que sejam capazes de realmente atuar de maneira produtiva e proveitosa, fazendo com que os seus resultados contábeis e faturamentos possam ser alinhados ao engajamento da lucratividade.
Portanto, se você precisa de apoio contábil nesta área, se deseja se formalizar e assim adquirir mais força em seu empreendimento, fale conosco pois estaremos contentes em ajudar!
[button_1 text=”Consulte-nos%20por%20WhatsApp” text_size=”32″ text_color=”#ffffff” text_font=”Helvetica;default” text_bold=”Y” text_letter_spacing=”0″ subtext_panel=”N” text_shadow_panel=”N” styling_width=”40″ styling_height=”20″ styling_border_color=”#000000″ styling_border_size=”0″ styling_border_radius=”6″ styling_border_opacity=”100″ styling_gradient_start_color=”#53a540″ drop_shadow_panel=”N” inset_shadow_panel=”N” align=”center” href=”https://api.whatsapp.com/send?phone=5511947281126&text=Ol%C3%A1,%20acabei%20de%20ler%20seu%20artigo%20sobre%20representante%20comercial%20e%20gostaria%20de%20mais%20informa%C3%A7%C3%B5es”/]