Entenda como funciona a telemedicina na área da saúde:

 

A telemedicina é regulamentada no país, mas seu futuro ainda representa esperança, pois desde a sua criação, essa área médica que envolve o atendimento remoto ao paciente contribuiu significativamente para grandes avanços, tornando a saúde acessível a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

Desse modo, seja uma teleconsulta, um check-up de rotina ou uma emergência, este é um suporte decisivo e auxilia na prevenção, diagnóstico, monitoramento e tratamento de doenças, lesões e outras condições médicas.

 

Logo, tudo isso é feito remotamente, o que significa que não há contato físico entre o médico e o paciente. Depois de aprender o que é a telemedicina e como ela funciona, fica até difícil mensurar todas as contribuições da tecnologia para o avanço da saúde em nosso país.

Por essa razão, preparamos esse post para que você possa entender tudo sobre como funciona a telemedicina. Acompanhe!

 

Qual é a importância da Telemedicina?

 

Com o auxílio de recursos inteligentes e tecnologia de ponta, a telemedicina melhorou significativamente os processos utilizados no setor de saúde, reduzindo tempo operacional, custos e até riscos.

 

Desse modo, como se não bastasse, ao eliminar a necessidade de deslocamentos e intervenções presenciais, também remove barreiras geográficas e amplia o acesso a medicamentos.

 

Além disso, para os médicos, permite maior comunicação e desenvolvimento profissional mais prática entre especialistas de diferentes áreas.

 

Portanto, com a descentralização, o tratamento torna-se mais assertivo, o progresso no campo é mais rápido e as intervenções são de maior qualidade.

 

Em outras palavras, a telemedicina é confiável, mais barata, mais acessível e mais prática para casos especiais em que o acesso a instalações médicas não é possível. Além disso, agrega muitas outras vantagens para médicos e pacientes em campo.

 

Por que a Telemedicina vem ganhando espaço?

 

Com base nos pontos discutidos acima, podemos dizer que a telemedicina atende a três aspectos importantes:

 

 

 

 

Como funciona a Telemedicina?

 

A telemedicina funciona por meio de uma combinação de dispositivos digitais, softwares, plataformas, internet e especialistas qualificados.

Além disso, no campo do telediagnóstico, profissionais de saúde treinados, como enfermeiros ou radiologistas, realizam exames de diagnóstico por imagem, como eletrocardiogramas ou radiografias.

 

Como funcionam as teleconsultas?

 

Para a consulta remota, a distância entre o médico e o paciente pode ser relativamente grande, e a plataforma de telemedicina é utilizada para otimizar/realizar a conduta médica.

Além disso, na hora marcada, o paciente entra em uma sala virtual e o médico o vê e ouve por meio de uma ferramenta de videoconferência.

 

Como a Telemedicina pode ser dividida?

 

De maneira geral, os ramos da telemedicina podem ser divididos em quatro áreas principais. Saiba mais sobre eles, sua importância e suas características mais notáveis:

 

  1. Teleconsulta:

 

Como o nome sugere, a teleconsulta é uma forma de os médicos auxiliarem os pacientes remotamente por meio de vídeo chamadas.

Ademais, o conceito pode se referir a uma conexão entre dois ou mais médicos, por exemplo, quando um clínico geral precisa de ajuda especializada durante uma consulta ou cirurgia, ou mesmo uma segunda opinião diagnóstica.

 

  1. Teleassistência:

 

Durante a teleassistência, a telemedicina se concentra no cuidado contínuo e no bem-estar do paciente.

Diante disso, as pessoas são acompanhadas em postos de saúde ou em suas próprias casas, sempre por profissionais que estão em contato remoto com outros especialistas.

Dessa forma, a qualidade e a acessibilidade do atendimento de última geração podem ser aprimoradas, pois independem da presença física de médicos de referência em sua área.

 

  1. Teleducação:

 

Por sua vez, a educação a distância também visa à conexão entre diferentes especialistas, mas à formação e aprimoramento profissional.

Por essa razão, visa afastar-se de doutores em grandes formações e centros de pesquisa.

Desse modo, eles podem manter-se informados e preparados para os diferentes desafios da prática em saúde.

Nesse sentido, as modalidades mais comuns incluem vídeo chamada, cursos online, palestras remotas e outras ferramentas semelhantes que facilitam maior acesso ao conhecimento e melhoria da qualidade do atendimento.

 

  1. Telelaudos

 

Por fim, o relato remoto é utilizado para exames em clínicas, complementado por especialistas do Brasil ou de qualquer lugar do mundo.

Entre eles, o equipamento de diagnóstico envia automaticamente pela internet os dados obtidos no programa, que são analisados, aprovados pelo médico solicitante e devolvidos à unidade de saúde em tempo hábil.

Além de garantir maior qualidade e precisão na notificação, essa prática também é bastante viável, pois não exige que um órgão clínico específico faça a notificação em uma clínica, hospital ou centro de diagnóstico.

 

Esperamos que esse post tenha sido útil e lembre-se que qualquer dúvida basta entrar em contato conosco que teremos o prazer de atendê-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falta pouco 90%

Cadastre-se abaixo para falar com um dos nossos contadores!