Os serviços oferecidos na área da saúde, contam com alto valor agregado devido ao alto custo de todas as etapas de atendimento.
Para que seja possível a realização de uma consulta, por exemplo, há uma série de investimentos que foram realizados, tanto na formação do médico em si, quanto nos gastos da estrutura e pessoal da clínica.
Além disso, ainda há todos os equipamentos, que geralmente possuem valores bem elevados. Sendo assim, como formar o preço de venda dos serviços da minha clínica? Acompanhe o artigo e veja!
Antes de tudo, saiba que embora o comitê de ética seja referência em relação à prestação de serviços, ele não impõe e nem determina o valor que você deve cobrar, afinal você precisa levar em consideração a diversos fatores antes de estipular os valores e você entenderá as razões!
Quais são os critérios e para precificação dos seus serviços? Veja!
Preestabeleça a margem de lucro:
Para determinar isso, você irá precisar realizar alguns cálculos simples, pois seria pouco efetivo pensar em valores sem antes estabelecer quanto você investiu e quanto precisará vender seus serviços para obter seu investimento.
Entretanto, é necessário que esse ajuste seja feito após você já ter feito uma análise nos valores da concorrência.
O cálculo de lucro deverá ser feito da seguinte forma:
Obs: os valores são ilustrativos.
Receitas: R$ 20.000.
Impostos: R$ 2.000.
Custos: R$ 8.000.
Lucro: R$ 20.000 – R$ 2.000,00 – R$ 8.000 = R$ 10.000.
Margem de lucro: R$ 10.000/R$ 20.000 = 0.5 x 100 = 50%.
Desse modo, para esse período específico, a estimativa de lucro é de 50%, sendo assim, o valor a ser cobrado por cada consulta deverá considerar todos os custos e investimentos, somados à margem de lucro.
Porém, à medida que a projeção do período mude você deverá modificar de igual forma as margens, sempre de acordo com as circunstâncias.
Por exemplo: se esse mês você já sabe que costuma ser de pouco movimento, você deve diminuir também as margens, para que você atrair mais clientes, nesse caso vigora aquela lei da oferta e da procura sabe?
Além disso, nesses meses de menor movimento, invista ainda mais em marketing para não deixar que o faturamento da clínica venha a diminuir.
Faça uma análise dos custos fixos.
Em qualquer empresa, independente do ramo, deve levar em consideração os custos fixos na hora de precificar seu produto, e na área da saúde não seria diferente.
Desse modo, antes de tabelar os valores de seus serviços, coloque na “ponta do lápis” todos os custos que você tem com estrutura, pessoal e todos os custos relativos à manutenção da unidade clínica.
E quais seriam esses custos?
Aluguel, energia, água, pessoal, gás, manutenção de equipamentos e etc.
Embora alguns possam variar você deve fazer uma média mensal e agregar isso no valor da consulta para que você consiga lucrar.
Resumindo, todos os custos necessários para o funcionamento da clínica devem ser incluídos no valor do serviço.
Calcule os custos variáveis.
Os custos variáveis também devem ser levados em consideração, e caso sua clínica tenha investido em marketing, por exemplo, além de incluir os gastos referentes a isso, você também precisa avaliar se obteve retorno.
Além disso, todos os materiais utilizados nos procedimentos e exames devem ser calculados como custos variáveis, pois isso irá depender da quantidade de pacientes que foram atendidos.
Analise os valores da concorrência.
Assim como os fatores anteriores, esse também é comum a qualquer empreendimento, pois a precificação de serviços deve ser avaliada mediante os custos e não devem fugir muito do que a concorrência está cobrando, pois, valores muito altos do que os cobrados no mercado podem afastar clientes.
No geral, o ideal é que você compreenda melhor o contexto em que sua clínica está inserida, e delimite os valores que irão atender os custos e lucros e, ao mesmo tempo estar dentro da concorrência, afinal a clínica é também uma empresa.
Exemplo de formação de preço do consultório.
Agora como vamos formar o nosso preço dos serviços?
Para essa tarefa, apresentaremos um exemplo com o Serviço de Procedimento “A”
Procedimento “A”
- Custo variável de Materiais Aplicados – R$ 500,00
- Custo Hora – profissional – R$ 200,00
- Impostos – 10%
- Margem de contribuição almejada – 50%
- Fórmula do Preço (PV) = 100%PV- 10%PV – 50%PV = R$ 500 + 200,00
- Preço ideal = 1.750,00
E as despesas fixas ? Essas precisam ser cobertas pelo Ponto de Equilíbrio do Consultório. Mas ai é assunto para um novo Post!
Desse modo, formar o preço de venda de serviços na área da saúde, depende de diversos fatores, números e contextuais. Sendo assim, faça os cálculos e avalie de forma sensata em cima desses dados e da realidade do mercado.
É importante também, que sua clínica tenha uma boa base de gestão financeira, e nós da D2s Soluções, podemos te ajudar com isso e para saber mais basta clicar aqui!
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Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você! E caso precise de mais informações sobre gestão financeira, entre em contato conosco que iremos te ajudar.
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