Os serviços oferecidos na área da saúde, contam com alto valor agregado devido ao alto custo de todas as etapas de atendimento.

Para que seja possível a realização de uma consulta, por exemplo, há uma série de investimentos que foram realizados, tanto na formação do médico em si, quanto nos gastos da estrutura e pessoal da clínica.

Além disso, ainda há todos os equipamentos, que geralmente possuem valores bem elevados. Sendo assim, como formar o preço de venda dos serviços da minha clínica? Acompanhe o artigo e veja!

Antes de tudo, saiba que embora o comitê de ética seja referência em relação à prestação de serviços, ele não impõe e nem determina o valor que você deve cobrar, afinal você precisa levar em consideração a diversos fatores antes de estipular os valores e você entenderá as razões!

Quais são os critérios e para precificação dos seus serviços? Veja!

 

Preestabeleça a margem de lucro:

Para determinar isso, você irá precisar realizar alguns cálculos simples, pois seria pouco efetivo pensar em valores sem antes estabelecer quanto você investiu e quanto precisará vender seus serviços para obter seu investimento.

Entretanto, é necessário que esse ajuste seja feito após você já ter feito uma análise nos valores da concorrência.

O cálculo de lucro deverá ser feito da seguinte forma:

Obs: os valores são ilustrativos.

Receitas: R$ 20.000.

Impostos: R$ 2.000.

Custos: R$ 8.000.

Lucro: R$ 20.000 – R$ 2.000,00 – R$ 8.000 = R$ 10.000.

Margem de lucro: R$ 10.000/R$ 20.000 = 0.5 x 100 = 50%.

Desse modo, para esse período específico, a estimativa de lucro é de 50%, sendo assim, o valor a ser cobrado por cada consulta deverá considerar todos os custos e investimentos, somados à margem de lucro.

Porém, à medida que a projeção do período mude você deverá modificar de igual forma as margens, sempre de acordo com as circunstâncias.

Por exemplo: se esse mês você já sabe que costuma ser de pouco movimento, você deve diminuir também as margens, para que você atrair mais clientes, nesse caso vigora aquela lei da oferta e da procura sabe?

Além disso, nesses meses de menor movimento, invista ainda mais em marketing para não deixar que o faturamento da clínica venha a diminuir.

 

Faça uma análise dos custos fixos.

Em qualquer empresa, independente do ramo, deve levar em consideração os custos fixos na hora de precificar seu produto, e na área da saúde não seria diferente.

Desse modo, antes de tabelar os valores de seus serviços, coloque na “ponta do lápis” todos os custos que você tem com estrutura, pessoal e todos os custos relativos à manutenção da unidade clínica.

E quais seriam esses custos?

Aluguel, energia, água, pessoal, gás, manutenção de equipamentos e etc.

Embora alguns possam variar você deve fazer uma média mensal e agregar isso no valor da consulta para que você consiga lucrar.

Resumindo, todos os custos necessários para o funcionamento da clínica devem ser incluídos no valor do serviço.

 

Calcule os custos variáveis.

Os custos variáveis também devem ser levados em consideração, e caso sua clínica tenha investido em marketing, por exemplo, além de incluir os gastos referentes a isso, você também precisa avaliar se obteve retorno.

Além disso, todos os materiais utilizados nos procedimentos e exames devem ser calculados como custos variáveis, pois isso irá depender da quantidade de pacientes que foram atendidos.

 

Analise os valores da concorrência.

Assim como os fatores anteriores, esse também é comum a qualquer empreendimento, pois a precificação de serviços deve ser avaliada mediante os custos e não devem fugir muito do que a concorrência está cobrando, pois, valores muito altos do que os cobrados no mercado podem afastar clientes.

 

No geral, o ideal é que você compreenda melhor o contexto em que sua clínica está inserida, e delimite os valores que irão atender os custos e lucros e, ao mesmo tempo estar dentro da concorrência, afinal a clínica é também uma empresa.

 

Exemplo de formação de preço do consultório.

Agora como vamos formar o nosso preço dos serviços?

Para essa tarefa, apresentaremos um exemplo com o Serviço de Procedimento “A”

Procedimento “A”

 

E as despesas fixas ? Essas precisam ser cobertas pelo Ponto de Equilíbrio do Consultório. Mas ai é assunto para um novo Post!

 

Desse modo, formar o preço de venda de serviços na área da saúde, depende de diversos fatores, números e contextuais. Sendo assim, faça os cálculos e avalie de forma sensata em cima desses dados e da realidade do mercado.

É importante também, que sua clínica tenha uma boa base de gestão financeira, e nós da D2s Soluções, podemos te ajudar com isso e para saber mais basta clicar aqui!

Agora que você já entendeu como precificar os serviços da sua clínica médica, acompanhe nossos outros artigos e nossas redes sociais e expanda ainda mais sua visão e conhecimento sobre essa área.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você! E caso precise de mais informações sobre gestão financeira, entre em contato conosco que iremos te ajudar.

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