O Brasil é um dos países onde mais se empreende em comparação a outros países do mundo. Porém, isso não significa que seja uma tarefa simples, aliás, muito pelo contrário! E explicaremos os porquês.
Ao contrário do que vários pensam, abrir um consultório médico no Brasil, precisa de muito mais do que ser “apenas” médico.
Isso porque, é necessário uma boa carga de conhecimento de gestão, marketing, e muita organização, o que acaba se tornando uma tarefa desafiadora para quem quer abrir seu próprio consultório.
Por essa razão, separamos os 5 principais desafios enfrentados pelos médicos para abrirem seu próprio consultório, e algumas dicas valiosas para ajudar quem está começando agora a empreender nesse ramo.
Então se você quer saber mais sobre isso, continue com a leitura!
Não fazer um bom planejamento tributário:
Esse é o primeiro e principal erro, pois como sabemos, no Brasil há uma enorme carga tributária, e não ter um bom planejamento para lidar com isso é um enorme erro.
No geral, um planejamento tributário trata-se de um estudo detalhado da legislação vigente a fim de buscar soluções para o negócio.
E por ser uma tarefa trabalhosa e específica, o ideal é contratar um profissional para cumprir essa função de uma maneira mais “certeira”.
Pois dessa forma, você terá certeza que o seu negócio está tendo a oportunidade de estar dentro do melhor regime tributário, e para isso você pode recorrer a um escritório de contabilidade.
Para evitar eventuais problemas ao abrir seu consultório, faça uma definição prévia de metas de faturamento, controles, planejamento e cadastro de pacientes.
Desenvolver uma boa gestão administrativa:
O excesso de burocracia administrativa é uma realidade no Brasil, e para que isso não seja um empecilho é necessário um bom plano de gestão administrativa. Para isso, é importante ter em mente a resolução de algumas questões, antes de abrir o seu consultório médico.
Então comece tendo controle de todas as questões administrativas como, por exemplo:
- Conhecer bem cada custo e controla-lo (aluguel, água, luz, telefone);
- Desenvolver bons critérios de contratação e pagamento de pessoal;
- Ter uma boa organização da agenda de consultas;
- Ter uma boa gestão do cadastro de pacientes;
- Estar sempre atento á manutenção de equipamentos;
- Atentar-se a todos os pagamentos de impostos.
Todas essas tarefas administrativas são de suma importância e costuma ser um desafio para os médicos ao abrir seus consultórios.
Desenvolver uma eficiência na marcação de consultas e retornos:
A dificuldade de manter esse controle pode se tornar um problema real, visto que isso está diretamente relacionado à qualidade da clínica e da capacidade de organização dos seus colaboradores.
E claro que isso irá refletir de forma direta na satisfação de seus clientes.
Todavia, não se preocupe, há formas de aperfeiçoar isso, e a primeira delas é selecionar bem na hora de contratar sua equipe.
A segunda é: utilizar ferramentas tecnológicas, como softwares existentes que oferecem soluções específicas para ter um controle mais exato de todas as consultas e retornos.
Dessa forma você evitará situações indesejadas com seus pacientes e passará mais credibilidade.
Quer saber mais? Continue lendo!
Não saber lidar com dúvidas em relação á precificação dos serviços médicos:
Esse é o quarto maior desafio pelo fato de não ser tão simples calcular corretamente o seu preço de venda, levando em consideração, tanto os serviços médicos prestados quanto todo o custo com infraestrutura e pessoal.
Essa dúvida pode surgir no início e é normal mesmo que surja! Mas o que fazer diante disso?
A resposta é, faça uma análise minuciosa em todos os custos e gastos operacionais, e precifique de modo que fique justo para o paciente e que ao mesmo tempo seja o suficiente para cobrir os custos e ter seu lucro/margem, é claro!
Se mesmo assim você seguir com dúvidas, indicamos que procure um profissional que possa te ajudar com isso!
Não investir em marketing e tecnologia:
O quinto ponto é de suma importância, pois será um grande diferencial no seu negocio e no seu faturamento.
Ignorar essa nova realidade pode custar muito caro para você e seu negócio, e muitos empreendedores percebem isso da pior forma, então não seja um deles ok?
Há diversas funções que poderiam ser automatizadas e que economizariam um tempo valioso, principalmente no que se diz respeito a controle de caixa, de marcações de consultas e retorno.
Softwares de gestão como PABX é um dos mais utilizados para gestão central, por exemplo.
Além disso, investir em uma boa estratégia de marketing irá te trazer inúmeros benefícios e muito mais lucro!
E isso pode ser feito pelas redes sociais, blogs, ou até propagadas locais em sua cidade.
Esperamos que todas essas informações tenham sido úteis para você! E caso precise de mais informações sobre gestão do seu consultório, entre em contato conosco que iremos te ajudar.