O Brasil é um dos países onde mais se empreende em comparação a outros países do mundo. Porém, isso não significa que seja uma tarefa simples, aliás, muito pelo contrário! E explicaremos os porquês.

Ao contrário do que vários pensam, abrir um consultório médico no Brasil, precisa de muito mais do que ser “apenas” médico.

Isso porque, é necessário uma boa carga de conhecimento de gestão, marketing, e muita organização, o que acaba se tornando uma tarefa desafiadora para quem quer abrir seu próprio consultório.

Por essa razão, separamos os 5 principais desafios enfrentados pelos médicos para abrirem seu próprio consultório, e algumas dicas valiosas para ajudar quem está começando agora a empreender nesse ramo.

Então se você quer saber mais sobre isso, continue com a leitura!

 

 

Esse é o primeiro e principal erro, pois como sabemos, no Brasil há uma enorme carga tributária, e não ter um bom planejamento para lidar com isso é um enorme erro.

No geral, um planejamento tributário trata-se de um estudo detalhado da legislação vigente a fim de buscar soluções para o negócio.

E por ser uma tarefa trabalhosa e específica, o ideal é contratar um profissional para cumprir essa função de uma maneira mais “certeira”.

Pois dessa forma, você terá certeza que o seu negócio está tendo a oportunidade de estar dentro do melhor regime tributário, e para isso você pode recorrer a um escritório de contabilidade.

Para evitar eventuais problemas ao abrir seu consultório, faça uma definição prévia de metas de faturamento, controles, planejamento e cadastro de pacientes.

 

 

O excesso de burocracia administrativa é uma realidade no Brasil, e para que isso não seja um empecilho é necessário um bom plano de gestão administrativa. Para isso, é importante ter em mente a resolução de algumas questões, antes de abrir o seu consultório médico.

Então comece tendo controle de todas as questões administrativas como, por exemplo:

Todas essas tarefas administrativas são de suma importância e costuma ser um desafio para os médicos ao abrir seus consultórios.

 

 

A dificuldade de manter esse controle pode se tornar um problema real, visto que isso está diretamente relacionado à qualidade da clínica e da capacidade de organização dos seus colaboradores.

E claro que isso irá refletir de forma direta na satisfação de seus clientes.

Todavia, não se preocupe, há formas de aperfeiçoar isso, e a primeira delas é selecionar bem na hora de contratar sua equipe.

A segunda é: utilizar ferramentas tecnológicas, como softwares existentes que oferecem soluções específicas para ter um controle mais exato de todas as consultas e retornos.

Dessa forma você evitará situações indesejadas com seus pacientes e passará mais credibilidade.

Quer saber mais? Continue lendo!

 

 

Esse é o quarto maior desafio pelo fato de não ser tão simples calcular corretamente o seu preço de venda, levando em consideração, tanto os serviços médicos prestados quanto todo o custo com infraestrutura e pessoal.

Essa dúvida pode surgir no início e é normal mesmo que surja! Mas o que fazer diante disso?

A resposta é, faça uma análise minuciosa em todos os custos e gastos operacionais, e precifique de modo que fique justo para o paciente e que ao mesmo tempo seja o suficiente para cobrir os custos e ter seu lucro/margem, é claro!

Se mesmo assim você seguir com dúvidas, indicamos que procure um profissional que possa te ajudar com isso!

 

 

O quinto ponto é de suma importância, pois será um grande diferencial no seu negocio e no seu faturamento.

Ignorar essa nova realidade pode custar muito caro para você e seu negócio, e muitos empreendedores percebem isso da pior forma, então não seja um deles ok?

Há diversas funções que poderiam ser automatizadas e que economizariam um tempo valioso, principalmente no que se diz respeito a controle de caixa, de marcações de consultas e retorno.

Softwares de gestão como PABX é um dos mais utilizados para gestão central, por exemplo.

Além disso, investir em uma boa estratégia de marketing irá te trazer inúmeros benefícios e muito mais lucro!

E isso pode ser feito pelas redes sociais, blogs, ou até propagadas locais em sua cidade. 

 

Esperamos que todas essas informações tenham sido úteis para você! E caso precise de mais informações sobre gestão do seu consultório, entre em contato conosco que iremos te ajudar.

 

 

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